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"Ao fundo sou eu, mas será verdade / que sou? O fundo é que me inventa? / Terei mesmo essa identidade / feita de tinta apenas?" Palavras que respiram por Miguel Marvilla

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

SÍNTESE DOS GÊNEROS TEXTUAIS RECORRENTES NAS PROVAS DE REDAÇÃO EM VESTIBULARES[1]


GÊNERO
CARACTERÍSTICAS
ESTRUTURA
1. Carta aberta
Formato de carta, para publicação em veículo de comunicação; contém ponto de vista sobre assunto de interesse social; existência de remetente (coletivo/individual) e destinatário (coletivo/individual); título com destinatário ou assunto: Carta aberta à população brasileira ou Carta aberta sobre a situação dos controladores de vôo; texto datado.
Introdução com apresentação do remetente e do motivo da carta aberta.
Desenvolvimento com considerações e argumentos.
Conclusão com reafirmação do propósito da carta.
Local e data com assinatura (iniciais, se remetente individual)
2. Carta argumentativa
Texto de correspondência, com formato decalcado: local e data, vocativo, corpo da carta, saudação final, assinatura.
Introdução com apresentação do remetente, do tema e da tese assumida sobre o tema. Atenção: a proposta pode pedir máscara do remetente.
Desenvolvimento com argumentos.
Conclusão com reafirmação da tese assumida.
A assinatura depende das instruções. A UNICAMP instrui que sejam as iniciais. Caso não haja qualquer orientação, usar as iniciais do próprio nome.
3. Cartão postal
Trata-se de uma simplificação da carta simples. Tem a forma de um pequeno retângulo de papelão fino, com a intenção de circular pelo Correio sem envelope; uma das faces destina-se ao endereço do destinatário, postagem do selo, mensagem do remetente; a outra contém alguma imagem, geralmente um fotografia local ou reproduçao de uma peça artística ou publicitária.
Como se trata de carta, contém: local e data, vocativo, corpo da carta, saudação final, assinatura. Aproxima-se mais de um bilhete, pois mesmo sendo missiva informal com assunto particular, circula sem envelope. A linguagem é informal e o número de linhas é limitado. Estrutura-se em:
Introdução com objetivo do cartão.
Desenvolvimento com informações, considerações ou detalhamento do objetivo do cartão.
Conclusão com reafirmação do objetivo do cartão.
4. Manifesto
Texto de apoio ou repúdio a uma questão de ordem social; programa ideológico e/ou literário (Manifesto Comunista, Manifesto Futurista...); geralmente sem destinatário; signatário individual ou coletivo; texto datado.
Introdução com apresentação do assunto.
Desenvolvimento com considerações e argumentos.
Conclusão com reafirmação do propósito do manifesto.
Local e data com assinatura (iniciais, se remetente individual)
5. Conto
Narração ficcional, com narrador, personagem, ação, espaço, tempo. Foco narrativo em 1ª ou 3ª pessoa (narrador personagem ou narrador observador)
Introdução com apresentação de personagem, cenário, tempo
Desenvolvimento com ações (conflito entre personagens)
Desfecho (solução do conflito)
6. Fábula
Narração curta, que contém uma instrução moral, em forma sintética, cujos personagens são animais que representam qualidades humanas.
Introdução com apresentação de personagens, cenário, tempo
Desenvolvimento com ações (conflito entre personagens)
Desfecho (solução do conflito)
7. Relato de viagem
Relato de experiências vividas durante uma viagem; foco de interesse mais no lugar visitado e menos nas emoções do sujeito; texto datado.
Introdução com características mais atrativas.
Desenvolvimento com a exploração de aspectos mais relevantes: belezas naturais, pontos turísticos, culinária, folclore, arquitetura, transporte etc.
Conclusão com a impressão geral sobre o lugar visitado.
8. Relato autobiográfico
Relato de experiências durante a vida, desde o nascimento até o momento da escrita; memórias, redigidas em primeira pessoa, em que o narrador destaca os fatos mais importantes de sua vida para um leitor.
Introdução com auto-apresentação — por exemplo, data e local de nascimento, nome dos pais(com máscara, no caso do vestibular, para não haver identificação na prova de redação), características físicas e psicológicas.
Desenvolvimento com ações marcantes vividas na infância, adolescência e idade atual.
Conclusão com expectativas, projetando o futuro conforme instruções da prova de redação.
9. Biografia
Relato de experiências durante a vida de uma pessoa, desde o nascimento até o momento da escrita, redigido em 3ª pessoa, em que o biógrafo destaca os fatos mais significativos da vida de uma pessoa (real) ou de um personagem (fictício) para um leitor. Existem biografias autorizadas (em que o biografado colabora com os próprios dados) e biografias não autorizadas (geralmente contendo fatos escandalosos).
Introdução com apresentação da pessoa ou do personagem — por exemplo, data e local de nascimento, nome dos pais, características físicas e psicológicas.
Desenvolvimento com ações marcantes vividas na infância, adolescência e idade adulta.
Conclusão com fatos relevantes que marcaram a vida do biografado, como seu papel social, por exemplo.
10. Diário íntimo
Registro de experiências vividas no dia; foco nas impressões, emoções e sentimentos do sujeito diante de fatos, acontecimentos e reflexões cotidianos; texto datado.
Data (dia, mês e ano)
Estrutura-padrão: introdução, desenvolvimento e conclusão.
11. Testemunho
O testemunho é um gênero que se encontra entre a autobiografia e a biografia. Depoimento em 1ª pessoa.
Estrutura-se como um tipo narrativo.

12. Notícia
Texto informativo; veiculação de um fato real que desperte interesse no leitor, expressa de maneira rápida e direta.
Introdução com apanhado geral dos fatos.
Demais parágrafos com particularização dos aspectos mais importantes. Notícias de maior extensão apresentam depoimentos de testemunhas do fato ou autoridades sobre o assunto.
13. Crônica
Registro de fato do cotidiano, a partir de experiência vivida, em que o cronista faz suas reflexões. Foco narrativo em 1ª pessoa; geralmente texto datado.
Introdução com apresentação do fato que será analisado.
Desenvolvimento com relato e reflexões do cronista.
Conclusão com reafirmação do ponto de vista adotado.
14. Diálogo argumentativo
De caráter persuasivo, visa apresentar argumentos a fim de provocar, entre os interlocutores, mudança de ideia, atitude ou comportamento; não há narrador.
Estrutura dialógica, graficamente disposta em parágrafos e travessões. Os argumentos seriam os que os interlocutores trocariam em função de uma tese e defesa dessa tese.
15. Resenha resumo ou resenha descritiva
É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo, sem qualquer crítica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal é informar o leitor.
Devem constar:
O título (no vestibular, somente se for solicitado nas instruções)
A referência bibliográfica da obra
Alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada
O resumo ou a síntese do conteúdo.
16. Resenha crítica*


Além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.

Devem constar:
O título (no vestibular, somente se for solicitado nas instruções)
A referência bibliográfica da obra
Alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada
O resumo ou a síntese do conteúdo
A avaliação crítica
Se for o caso, fazer comparação com outro autor (questão de vestibular).
17. Texto ou artigo de opinião*
Texto jornalístico argumentativo; tese sobre o tema dado, que será defendida com argumentos.
Introdução com tese sobre o tema.
Desenvolvimento com argumentos. Conclusão com reafirmação da tese.
18. Editorial*
Texto jornalístico argumentativo: reflete a ideologia do veículo de comunicação; geralmente não é assinado; tese sobre o tema dado, que será defendida por meio de argumentos.
Introdução com tese sobre o tema.

Desenvolvimento com argumentos.

Conclusão com reafirmação da tese.
19. Comentário crítico*
É um texto que apresenta descrição do objeto — charge, anúncio publicitário, quadrinhos — ou assunto a ser comentado. Apresenta também um aspecto avaliativo, com juízo de valor sobre o objeto ou assunto, tendo, portanto, teor dissertativo.
Introdução com descrição do objeto ou apresentação do assunto e da opinião.

Desenvolvimento com argumentos e considerações.
20. Ensaio*
Texto científico-acadêmico, de defesa de um ponto de vista, associado a um assunto mais amplo em investigação; geralmente destina-se a trabalhos de fim de semestre nos cursos de graduação e pós-graduação nas universidades brasileiras; pode ser referência a seção jornalística que apresenta ponto de vista; trata-se, portanto, da nossa conhecida dissertação; linguagem dissertativa exige objetividade, porém deve ficar evidente o ponto de vista assumido pelo ensaísta.
Introdução com tese, usando recurso técnico de parágrafo introdutório (alusão histórica, definição, divisão, citação – ótimo iniciar citando com artigo de lei, por exemplo).
Desenvolvimento com argumentos que podem ser organizados por: analogia, confronto (ótimo fazer contra-argumentação), causas e conseqüências, exemplificação, citação (inclusive argumento de uma autoridade no tema), enumeração de dados estatísticos (argumento difícil de refutar), tudo isso articulado a uma tese (é importante explicitá-la na introdução). Enunciados de questões às vezes propõem o uso de certo recurso argumentativo.
Conclusão com a reafirmação da tese, em que se faz uma síntese da argumentação, dessa vez mostrando a articulação dos fundamentos para comprovar seu ponto de vista; pode ser proposta de solução (na prova do ENEM geralmente se pede).
21. Discurso*

Trata-se de gênero discursivo produzido para ser proferido oralmente a um auditório em um evento solene. Expressa formalmente a maneira de pensar e de agir do(s)locutor(es) e sua visão acerca dos interlocutores presentes na solenidade. Por se tratar de um texto construído com o objetivo de defender um ponto de vista sobre determinado assunto, buscando o convencimento do auditório e, logo, sua adesão às ideias defendidas, é um gênero com características predominantemente expositivo-argumentativas.
Devido a essa forma de interação, o ponto de vista defendido deve ser fundamentado com explicações, razões, ilustrações, citações etc.
22. Verbete
É um gênero textual comum a enciclopédias e dicionários, seja na forma tradicional, seja na forma eletrônica. Em prova de redação, o título do texto é o termo a ser definido, explicado e exemplificado; localiza-se à esquerda do texto. O texto se inicia a linha abaixo, constituído por parágrafos. Basicamente é um texto descritivo-informativo, escrito em 3ª. pessoa, portanto sem qualquer referência subjetiva.
Constitui-se de:
Título: termo a ser definido
1º parágrafo: definição do termo; pode ser feita de forma sucinta a descrição gramatical: substantivo, adjetivo, verbo etc., bem como suas flexões.
2º parágrafo: exemplos de situação em que o termo aparece.
Dependendo da proposta de redação, pode-se também apresentar uma vantagem e uma desvantagem do uso do conceito atribuído ao termo.
23. Relatório
Trata-se de um texto informativo-descritivo, em que os redatores apresentam informações sobre atividades desenvolvidas em escolas, em ambientes de trabalho, em visitas técnicas, em projetos acadêmicos etc. Deve ser redigido de forma objetiva, sem uso da 1ª. pessoa do singular ou do plural. Geralmente o relatório é dirigido a chefes, supervisores, professores etc.
Basicamente, um relatório apresenta a seguinte estrutura:
Apresentação do projeto (público-alvo, objetivos e justificativa). Isso pode ser feito em um parágrafo.
Relato das atividades desenvolvidas e comentário(s) sobre os impactos das atividades na comunidade. Trata-se do desenvolvimento do relatório. Portanto, haveria um ou mais parágrafos para apresentar as atividades desenvolvidas e um parágrafo conclusivo, apresentando os benefícios sociais dessas atividades.
* Os textos são de caráter dissertativo, portanto possuem a mesma estrutura-padrão, consideradas as diferenças estruturais do gênero.





[1] Quadro organizado por professora Virgínia Cœli Passos de Albuquerque, com base nas provas de redação de vestibulares dos últimos dez anos.

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