GÊNERO
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CARACTERÍSTICAS
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ESTRUTURA
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1. Carta
aberta
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Formato
de carta, para publicação em veículo de comunicação; contém ponto de vista
sobre assunto de interesse social; existência de remetente (coletivo/individual) e destinatário (coletivo/individual); título com destinatário ou
assunto: Carta aberta à população
brasileira ou Carta aberta sobre a
situação dos controladores de vôo; texto
datado.
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Introdução com apresentação do remetente e do motivo da carta
aberta.
Desenvolvimento com considerações e argumentos.
Conclusão com reafirmação do propósito da carta.
Local e data com assinatura (iniciais, se remetente individual)
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2. Carta
argumentativa
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Texto de correspondência, com formato decalcado: local e data, vocativo, corpo da carta,
saudação final, assinatura.
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Introdução com apresentação do remetente, do tema e da tese
assumida sobre o tema. Atenção: a
proposta pode pedir máscara do remetente.
Desenvolvimento com argumentos.
Conclusão com reafirmação da tese assumida.
A assinatura depende das instruções. A
UNICAMP instrui que sejam as iniciais. Caso não haja qualquer orientação, usar as iniciais do próprio nome.
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3. Cartão
postal
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Trata-se de uma simplificação da
carta simples. Tem a forma de um pequeno retângulo de papelão fino, com a
intenção de circular pelo Correio sem envelope; uma das faces destina-se ao
endereço do destinatário, postagem do selo, mensagem do remetente; a outra
contém alguma imagem, geralmente um fotografia local ou reproduçao de uma
peça artística ou publicitária.
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Como se trata de carta, contém: local e
data, vocativo, corpo da carta, saudação final, assinatura. Aproxima-se mais de um bilhete, pois mesmo sendo
missiva informal com assunto particular, circula sem envelope. A linguagem é
informal e o número de linhas é limitado. Estrutura-se em:
Introdução com objetivo do cartão.
Desenvolvimento com informações, considerações ou detalhamento do
objetivo do cartão.
Conclusão com reafirmação do objetivo do cartão.
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4.
Manifesto
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Texto
de apoio ou repúdio a uma questão de ordem social; programa ideológico e/ou
literário (Manifesto Comunista, Manifesto Futurista...); geralmente sem destinatário; signatário individual ou coletivo; texto datado.
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Introdução com apresentação do assunto.
Desenvolvimento com considerações e argumentos.
Conclusão com reafirmação do propósito do manifesto.
Local e data com assinatura (iniciais, se remetente individual)
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5. Conto
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Narração
ficcional, com narrador, personagem, ação, espaço, tempo. Foco narrativo em
1ª ou 3ª pessoa (narrador personagem ou narrador observador)
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Introdução com
apresentação de personagem, cenário, tempo
Desenvolvimento com ações (conflito entre personagens)
Desfecho (solução
do conflito)
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6. Fábula
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Narração
curta, que contém uma instrução moral, em forma sintética, cujos personagens
são animais que representam qualidades humanas.
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Introdução com
apresentação de personagens, cenário, tempo
Desenvolvimento com ações (conflito entre personagens)
Desfecho (solução
do conflito)
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7. Relato
de viagem
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Relato
de experiências vividas durante uma viagem; foco de interesse mais no lugar
visitado e menos nas emoções do sujeito; texto
datado.
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Introdução com características mais atrativas.
Desenvolvimento com a exploração de aspectos mais relevantes: belezas
naturais, pontos turísticos, culinária, folclore, arquitetura, transporte
etc.
Conclusão com a impressão geral sobre o lugar visitado.
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8. Relato
autobiográfico
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Relato
de experiências durante a vida, desde o nascimento até o momento da escrita;
memórias, redigidas em primeira pessoa, em que o narrador destaca os fatos
mais importantes de sua vida para um leitor.
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Introdução com auto-apresentação — por exemplo, data e local de
nascimento, nome dos pais(com máscara,
no caso do vestibular, para não haver identificação na prova de redação),
características físicas e psicológicas.
Desenvolvimento com ações marcantes vividas na infância, adolescência
e idade atual.
Conclusão com expectativas, projetando o futuro conforme
instruções da prova de redação.
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9. Biografia
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Relato
de experiências durante a vida de uma pessoa, desde o nascimento até o
momento da escrita, redigido em 3ª pessoa, em que o biógrafo destaca os fatos
mais significativos da vida de uma pessoa (real) ou de um personagem
(fictício) para um leitor. Existem biografias autorizadas (em que o
biografado colabora com os próprios dados) e biografias não autorizadas
(geralmente contendo fatos escandalosos).
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Introdução com apresentação da pessoa ou do personagem — por
exemplo, data e local de nascimento, nome dos pais, características físicas e
psicológicas.
Desenvolvimento com ações marcantes vividas na infância, adolescência
e idade adulta.
Conclusão com fatos relevantes que marcaram a vida do
biografado, como seu papel social, por exemplo.
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10. Diário
íntimo
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Registro
de experiências vividas no dia; foco nas impressões, emoções e sentimentos do
sujeito diante de fatos, acontecimentos e reflexões cotidianos; texto datado.
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Data (dia, mês e ano)
Estrutura-padrão:
introdução, desenvolvimento e conclusão.
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11.
Testemunho
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O
testemunho é um gênero que se encontra entre a autobiografia e a biografia.
Depoimento em 1ª pessoa.
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Estrutura-se
como um tipo narrativo.
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12. Notícia
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Texto
informativo; veiculação de um fato real que desperte interesse no leitor, expressa
de maneira rápida e direta.
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Introdução com apanhado geral dos fatos.
Demais parágrafos com particularização dos aspectos mais importantes.
Notícias de maior extensão apresentam depoimentos de testemunhas do fato ou
autoridades sobre o assunto.
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13. Crônica
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Registro
de fato do cotidiano, a partir de experiência vivida, em que o cronista faz
suas reflexões. Foco narrativo em 1ª pessoa; geralmente texto datado.
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Introdução com
apresentação do fato que será analisado.
Desenvolvimento com relato e reflexões do cronista.
Conclusão com reafirmação do ponto de vista adotado.
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14. Diálogo
argumentativo
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De
caráter persuasivo, visa apresentar argumentos a fim de provocar, entre os
interlocutores, mudança de ideia, atitude ou comportamento; não há narrador.
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Estrutura
dialógica, graficamente disposta em parágrafos e travessões. Os argumentos
seriam os que os interlocutores trocariam em função de uma tese e defesa
dessa tese.
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15. Resenha
resumo ou resenha descritiva
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É
um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de
um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo, sem qualquer crítica ou
julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo
principal é informar o leitor.
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Devem
constar:
O
título (no vestibular, somente se for solicitado nas instruções)
A
referência bibliográfica da obra
Alguns
dados bibliográficos do autor da obra resenhada
O
resumo ou a síntese do conteúdo.
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16. Resenha
crítica*
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Além
de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os
aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação
e de opinião, também denominado de recensão crítica.
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Devem
constar:
O
título (no vestibular, somente se for solicitado nas instruções)
A
referência bibliográfica da obra
Alguns
dados bibliográficos do autor da obra resenhada
O
resumo ou a síntese do conteúdo
A
avaliação crítica
Se
for o caso, fazer comparação com outro autor (questão de vestibular).
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17. Texto
ou artigo de opinião*
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Texto
jornalístico argumentativo; tese sobre o tema dado, que será defendida com
argumentos.
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Introdução com tese sobre o tema.
Desenvolvimento com argumentos. Conclusão
com reafirmação da tese.
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18.
Editorial*
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Texto
jornalístico argumentativo: reflete a ideologia do veículo de comunicação;
geralmente não é assinado; tese sobre o tema dado, que será defendida por
meio de argumentos.
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Introdução com
tese sobre o tema.
Desenvolvimento com argumentos.
Conclusão com
reafirmação da tese.
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19.
Comentário crítico*
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É
um texto que apresenta descrição do objeto — charge, anúncio publicitário,
quadrinhos — ou assunto a ser comentado. Apresenta também um aspecto
avaliativo, com juízo de valor sobre o objeto ou assunto, tendo, portanto,
teor dissertativo.
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Introdução com descrição do objeto ou apresentação do assunto e
da opinião.
Desenvolvimento com argumentos e considerações.
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20. Ensaio*
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Texto
científico-acadêmico, de defesa de um ponto de vista, associado a um assunto
mais amplo em investigação; geralmente destina-se a trabalhos de fim de
semestre nos cursos de graduação e pós-graduação nas universidades
brasileiras; pode ser referência a seção jornalística que apresenta ponto de
vista; trata-se, portanto, da nossa conhecida dissertação; linguagem
dissertativa exige objetividade, porém deve ficar evidente o ponto de vista
assumido pelo ensaísta.
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Introdução com tese, usando recurso técnico de parágrafo
introdutório (alusão histórica, definição, divisão, citação – ótimo iniciar
citando com artigo de lei, por exemplo).
Desenvolvimento com argumentos que podem ser organizados por:
analogia, confronto (ótimo fazer contra-argumentação), causas e
conseqüências, exemplificação, citação (inclusive argumento de uma autoridade
no tema), enumeração de dados estatísticos (argumento difícil de refutar),
tudo isso articulado a uma tese (é importante explicitá-la na introdução).
Enunciados de questões às vezes propõem o uso de certo recurso argumentativo.
Conclusão com a reafirmação da tese, em que se faz uma síntese
da argumentação, dessa vez mostrando a articulação dos fundamentos para
comprovar seu ponto de vista; pode ser proposta de solução (na prova do ENEM
geralmente se pede).
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21.
Discurso*
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Trata-se
de gênero discursivo produzido para ser proferido oralmente a um auditório em
um evento solene. Expressa formalmente a maneira de pensar e de agir
do(s)locutor(es) e sua visão acerca dos interlocutores presentes na
solenidade. Por se tratar de um texto construído com o objetivo de defender
um ponto de vista sobre determinado assunto, buscando o convencimento do
auditório e, logo, sua adesão às ideias defendidas, é um gênero com
características predominantemente expositivo-argumentativas.
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Devido
a essa forma de interação, o ponto de vista defendido deve ser fundamentado
com explicações, razões, ilustrações, citações etc.
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22. Verbete
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É
um gênero textual comum a enciclopédias e dicionários, seja na forma
tradicional, seja na forma eletrônica. Em prova de redação, o título do texto
é o termo a ser definido, explicado e exemplificado; localiza-se à esquerda
do texto. O texto se inicia a linha abaixo, constituído por parágrafos.
Basicamente é um texto descritivo-informativo, escrito em 3ª. pessoa,
portanto sem qualquer referência subjetiva.
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Constitui-se
de:
Título: termo a ser definido
1º parágrafo: definição do termo; pode ser feita de forma sucinta
a descrição gramatical: substantivo, adjetivo, verbo etc., bem como suas
flexões.
2º parágrafo: exemplos de situação em que o termo aparece.
Dependendo
da proposta de redação, pode-se também apresentar uma vantagem e uma
desvantagem do uso do conceito atribuído ao termo.
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23.
Relatório
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Trata-se
de um texto informativo-descritivo, em que os redatores apresentam
informações sobre atividades desenvolvidas em escolas, em ambientes de
trabalho, em visitas técnicas, em projetos acadêmicos etc. Deve ser redigido
de forma objetiva, sem uso da 1ª. pessoa do singular ou do plural. Geralmente
o relatório é dirigido a chefes, supervisores, professores etc.
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Basicamente,
um relatório apresenta a seguinte estrutura:
Apresentação do projeto (público-alvo, objetivos e justificativa). Isso pode
ser feito em um parágrafo.
Relato das atividades desenvolvidas e
comentário(s) sobre os impactos das atividades na comunidade. Trata-se do desenvolvimento do relatório. Portanto,
haveria um ou mais parágrafos para apresentar as atividades desenvolvidas e
um parágrafo conclusivo, apresentando os benefícios sociais dessas
atividades.
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* Os textos são de caráter dissertativo,
portanto possuem a mesma estrutura-padrão, consideradas as diferenças
estruturais do gênero.
[1] Quadro organizado por professora Virgínia Cœli Passos
de Albuquerque, com base nas provas de redação de vestibulares dos últimos dez
anos.
Aula Magna Vivi!
ResponderExcluirEsse é resultado de dez anos de trabalho! Grata pelo comentário.
ExcluirProfa Muito legal poder contar com a sua experiência , parabéns!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirInêz, grata por seu comentário. Abraço.
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