Quem sou eu

Minha foto
"Ao fundo sou eu, mas será verdade / que sou? O fundo é que me inventa? / Terei mesmo essa identidade / feita de tinta apenas?" Palavras que respiram por Miguel Marvilla

domingo, 19 de janeiro de 2014

Comentário sobre a 3ª questão da prova de Redação do Vest UFES 2014

A questão propõe a redação de uma carta, cujo destinatário é o presidente de uma associação de caminhoneiros, sobre uma das frases que geralmente se lê na traseira de um caminhão. A partir dessa escolha, o candidato determinaria o tema da questão. O assunto é preconceito: contra a mulher, no caso da primeira frase; contra o pobre, no caso da segunda; contra o Estado capixaba, se for a terceira frase; e contra a característica étnica, se for a quarta frase.
O remetente da carta poderia ser qualquer indivíduo que não concordasse com a reprodução preconceituosa de certos valores que ainda persistem em nossa sociedade ou mesmo alguém que se sentisse ofendido com a ideia veiculada na frase. Em ambos os casos, a carta deveria expressar discordância em relação à veiculação da frase preconceituosa. Pode-se argumentar apontando as conquistas que o segmento social discriminado tem conseguido ao longo da história e, sobretudo, mostrar ao destinatário as consequências legais que a continuidade da difusão dos chamados "dísticos" de caminhão poderia acarretar.
Em suma, o gênero "carta" também não é desconhecido pelo vestibulando, como também os temas a serem desenvolvidos são amplamente abordados em sala de aula do ensino médio. Também essa questão não apresentou coletânea de apoio, valorizando-se assim o conhecimento que cada candidato teria sobre o tema desenvolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário