Quem sou eu

Minha foto
"Ao fundo sou eu, mas será verdade / que sou? O fundo é que me inventa? / Terei mesmo essa identidade / feita de tinta apenas?" Palavras que respiram por Miguel Marvilla

domingo, 19 de janeiro de 2014

Comentário sobre a 2ª questão da prova de Redação do Vest UFES 2014

Diferente da primeira, a questão propõe uma hipótese de edição de revista que trata de assuntos ambientais. O candidato deveria redigir um editorial defendendo o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo para os problemas do trânsito. Esse é o tema. O editorial de uma revista, por sua vez, constitui um gênero textual que representa a posição ideológica do veículo de comunicação, nesse caso voltado para o meio ambiente. Sem coletânea de apoio, o candidato poderia apresentar quaisquer argumentos que comprovassem a eficácia do meio de condução alternativo - a bicicleta - para solucionar problemas da mobilidade urbana. Apresento algumas ideias:
1 - Utilização da bicicleta como solução para diminuir a enorme quantidade de automóveis em circulação e a consequente diminuição de emissão de poluentes. A esses efeitos, podem-se acrescentar outros, como a economia do ponto de vista financeiro e os benefícios à saúde do ciclista.
2 - Construção de ciclovias com menos investimentos, em relação aos custos com ampliação de avenidas.
3 - Redução de problemas com transporte coletivo.
4 - Diminuição de acidentes de trânsito e, consequentemente, de vítimas. Se o candidato soubesse de alguma estatística sobre acidentes de trânsito, seria interessante colocar.
Esses e outros elementos, a partir do conhecimento de mundo e das leituras de cada um, podem ser estruturadores de um editorial, que teria uma introdução apresentando imediata e objetivamente o TEMA e a TESE (parágrafo inicial), um desenvolvimento (dois parágrafos com ARGUMENTOS em defesa do uso da bicicleta como solução para a mobilidade urbana) e uma conclusão (parágrafo final) em que se cobraria do poder público as medidas necessárias para estimular o uso desse transporte barato e saudável.
Enfim, o editorial é um gênero do tipo dissertativo-argumentativo, amplamente abordado na preparação dos candidatos para a prova de Redação. Não é a primeira vez que a Banca Examinadora da UFES propõe esse gênero, nem o tema também é tão distante de nossa realidade. A novidade, nessa prova, é que não houve textos de apoio, dificultando a abordagem do tema para aquele que não tem o hábito de leitura, mas, por outro lado, deixando ao candidato a escolha de seus próprios argumentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário