Quem sou eu

Minha foto
"Ao fundo sou eu, mas será verdade / que sou? O fundo é que me inventa? / Terei mesmo essa identidade / feita de tinta apenas?" Palavras que respiram por Miguel Marvilla

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Comentário sobre a prova de Língua Portuguesa e Literaturas do Vest UFES 2014

Das nove obras indicadas no programa da prova de Língua Portuguesa e Literaturas, apenas o poema Monólogo de uma sombra não foi abordado. A maioria das questões cobrou aspectos literários dos livros, mesmo quando associados ao uso sintático-semântico de termos da língua portuguesa. A última questão, no entanto, explorou apenas pontos gramaticais, mesmo apoiada em trechos de obra literária.  As demais questões, como já me referi, foram propostas no sentido de verificar o conhecimento do vestibulando, relacionando as obras ao contexto e ao teor literário de sua produção.
É o caso da 1ª questão ("Singularidades de uma rapariga loura", Dois perdidos numa noite suja e O matador), em que se pedia a identificação do realismo nos excertos como escrita literária e/ou como período literário. Como escrita literária, os trechos das três obras apresentam as características apontadas por Harry Shaw; por outro lado, apenas o fragmento do conto de Eça de Queiroz foi produzido no período realista.
Ao solicitar ao candidato a explicação do uso proclítico em início de frase na fala do personagem Tonho, na 2ª questão, não bastava apenas apontar a coloquialidade desse uso. Pelo gabarito já divulgado, esperava-se que o vestibulando associasse esse uso à intencionalidade de imprimir realismo ao diálogo entre os personagens.
Na 3ª questão, esperava-se que o candidato reconhecesse as figuras de linguagem presentes nos fragmentos. Elas articulam o uso linguístico de termos da língua portuguesa ao fenômeno literário.
A 4ª questão, abordando a narrativa moçambicana Terra sonâmbula, dividiu-se em dois itens. O primeiro cobrou do estudante o conhecimento sintático-semântico, isto é, esperava-se que o vestibulando articulasse as ideias de causa e consequência ao personagem a que o trecho se refere, Taímo. O segundo item pediu um neologismo, explicado também do ponto de vista literário.
Puramente gramatical foi a 5ª e última questão, sem qualquer relação a explicação literária.
De maneira geral, a prova de Língua Portuguesa e Literaturas desse vestibular da UFES articulou conhecimento linguístico e literário.
Entre os links deste blog, encontram-se os atalhos para acessar as provas e as respostas esperadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário