Quem sou eu

Minha foto
"Ao fundo sou eu, mas será verdade / que sou? O fundo é que me inventa? / Terei mesmo essa identidade / feita de tinta apenas?" Palavras que respiram por Miguel Marvilla

domingo, 4 de novembro de 2012

Proposta de redação no ENEM 2012: um tema fácil e eficaz

A prova de redação pode ter surpreendido pela proposta inesperada, porém facilitou a escrita dos alunos que se prepararam redigindo semanalmente e entrando em contato com o próprio estilo de linguagem. Os três textos de apoio direcionavam duas posições, no mínimo, a serem adotadas pelo candidato: mostrar os benefícios de movimentos migratórios para a multiplicidade cultural do Brasil ou apontar os prejuízos de ordem econômica em função do enorme contingente de pessoas com ou sem qualificação profissional. É evidente que, em função da progressão temática do texto, essas duas abordagens contraditórias poderiam ser conciliadas, desde que se manifestasse uma tendência para uma ou outra posição. 
Entre as intervenções sociais que deveriam ser incluídas na redação, pode-se destacar a necessidade de criar-se uma legislação que controlasse a entrada de imigrantes, fornecendo-lhes condições melhores de vida que as de seu país de origem; por outro lado, quem se posicionasse apontando os prejuízos do fluxo imigratório, poderia sugerir também uma legislação que obrigasse os imigrantes a retornar a seus países, sem desrespeitar seus direitos ou cercear-lhes a liberdade. Essas são algumas ideias que poderiam ser desenvolvidas, todavia elas não excluem outras que poderiam ser apresentadas.
Se fosse candidata, eu assumiria a posição conciliatória entre asilar os estrangeiros em nosso país, cujo povo não conhece xenofobia, e controlar essas correntes imigratórias, principalmente no que diz respeito à exploração dessa mão de obra no solo brasileiro, às vezes escravizada considerando sua condição, não raro, ilegal. Enfim, galera, o tema foi uma doçura, um presente de natal antecipado!

2 comentários:

  1. Belíssima análise, professora!
    Acho que a coletânea direcionou muito bem o candidato, deixando claras as questões que deveriam ser abordadas na redação. E a proposta conseguiu deixar em maus lençóis os adeptos à redação "nariz de cera" que a senhora sempre critica.
    Acho que esse é o motivo de tanta crítica em cima do tema. Pois quem realmente sabe escrever se deu muito bem com esse tema.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí... Você entendeu o espírito da prova.

    ResponderExcluir