Quem sou eu

Minha foto
"Ao fundo sou eu, mas será verdade / que sou? O fundo é que me inventa? / Terei mesmo essa identidade / feita de tinta apenas?" Palavras que respiram por Miguel Marvilla

domingo, 11 de novembro de 2012

A prova de redação no vestibular da UNICAMP 2013: RESUMO e CARTA DO LEITOR

Acabei de olhar o site da UNICAMP, que já colocou à disposição do internauta a prova de redação realizada hoje. E não poderia deixar passar em branco esse evento importante,  porque essa Universidade sempre primou pela qualidade. Houve uma mudança no forma da prova que passou de três para duas questões de redação. A prova foi de uma simplicidade ímpar: propôs um resumo e uma carta.
O candidato deveria fazer o resumo do texto de apoio intitulado "Pessimismo" sobre a importância do pessimismo em oposição ao otimismo. Conforme amplamente trabalhado em sala de aula, esse gênero textual consiste em reduzir o texto original às ideias principais, com outras palavras, sem acréscimo de qualquer outra ideia ou mesmo sem opinião sobre o tema.
Na segunda proposta, o candidato deveria escrever uma carta aos redatores de um jornal na seção Leitor sobre a matéria intitulada "Cães vão tomar uma 'gelada' com cerveja pet", manifestando uma crítica sobre a matéria por ter omitido o problema do alcoolismo na adolescência. O gênero textual não é desconhecido dos alunos do ensino médio, pois é plenamente estudado em aulas preparatórias para os vestibulares brasileiros.
Nas duas propostas, a Banca deu instruções para a composição dos textos, inclusive orientando que o candidato assinasse a carta com as iniciais de seu nome.
Enfim, a Banca de Redação da UNICAMP elaborou uma excelente prova, dando oportunidade ao estudante para um bom desempenho. O link da prova está postado neste blog para os interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário