Quem sou eu

Minha foto
"Ao fundo sou eu, mas será verdade / que sou? O fundo é que me inventa? / Terei mesmo essa identidade / feita de tinta apenas?" Palavras que respiram por Miguel Marvilla

domingo, 14 de dezembro de 2014

Comentários sobre a Prova de Redação do PS/UFES 2015 (Parte 2)

Na segunda questão da prova, a proposta de uma narrativa facilitou a resposta para o candidato, pois contar uma história faz parte do nosso cotidiano.  Já era um gênero esperado, por sua constância nos últimos vestibulares. O tema da narrativa deveria ser a relação entre uma pessoa idosa e uma criança, ou, nos termos do comando, "em que uma pessoa idosa tenha como sua única companhia uma criança". Além disso, seria necessário levar em consideração o fragmento literário e o excerto de um artigo, abordando reflexões acerca das frágeis fronteiras entre as fases etárias, bem como suas características diferentes e comuns: brincar, reclamar, conhecer, perguntar, ser feliz etc. Vale aqui também a observação do mundo real ou a imaginação. Por isso, a leitura e o conhecimento de mundo do candidato possibilitariam a sua desenvoltura frente ao desafio temático. A Banca Examinadora, certamente, atribuirá a pontuação também aos elementos estruturadores de uma narrativa, a saber: o narrador (ponto de vista em primeira ou terceira pessoa), os dois personagens determinados (o idoso e a criança em mútua companhia), um enredo (constituído de um fato ou uma ação vivenciada pelos dois personagens), um espaço (na cidade, no campo, nas memórias de alguém) e um tempo (passado ou presente). Pelo mínimo número de linhas estipulado para o texto, a história deveria ser breve, seguindo uma estrutura de enredo assim sequenciada: apresentação (de personagens e/ou cenário), conflito (ruptura da harmonia inicial da história), clímax (ápice do conflito) e desfecho (solução ou não do conflito). No entanto, que fique claro que essa sequência de enredo não é uma camisa de força, prevalecendo aí a maneira como o candidato vai apresentando os elementos da narrativa de forma a manter a atenção do leitor, que nesse caso é um exigente avaliador. O diálogo entre os personagens poderia ser estabelecido usando-se o discurso direto, o indireto ou ainda o indireto livre. Essa questão apresentou um grau menor de dificuldade e uma ótima oportunidade para o candidato figurativizar sua cosmovisão sobre a infância e a velhice como fatores de constituição de todo ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário