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"Ao fundo sou eu, mas será verdade / que sou? O fundo é que me inventa? / Terei mesmo essa identidade / feita de tinta apenas?" Palavras que respiram por Miguel Marvilla

domingo, 9 de novembro de 2014

Comentário breve sobre a prova de redação ENEM2014

O tema da prova de redação do ENEM2014 desagradou alunos e, é bem possível, alguns professores. Não fazia parte da famigerada lista que se insiste em elaborar, com o apoio da mídia. Houve candidato que declarou nunca ter ouvido falar da "publicidade infantil em questão no Brasil". As facilidades que alguns professores de redação tendem a "promover" vão de encontro ao que se espera de um candidato a vestibulares importantes do país: senso crítico e capacidade de raciocínio argumentativo em defesa de um ponto de vista. Fazer "nariz de cera" ( o chamado lero-lero, que cabe em qualquer tema) é um tiro que sai pela culatra. Trata-se de um engodo já desmascarado há muito pelas bancas examinadoras. Pouco mudou, pelo visto.  Se os professores não abordaram o tema em sala de aula, é porque não são adivinhos com bola de cristal. Alguns alunos continuam enganando-se quando esquecem que escrever é prática diária a partir de organização de ideias. Possivelmente muitos criticarão o INEP - em vez de autoavaliarem seu desempenho e seu trabalho.

No entanto, há que se esperar que a maioria tenha entendido a proposta, pois o tema faz parte da dinâmica da vida contemporânea. O candidato então poderia começar posicionando-se sobre a publicidade em geral, por exemplo, na perspectiva de que ela pretende estimular o consumo de qualquer produto, a despeito de sua utilidade ou necessidade. A publicidade em geral atua sobre qualquer indivíduo do mundo industrializado, desde crianças até adultos. No desenvolvimento de sua redação, o candidato poderia apresentar ideias extraídas da coletânea de textos, selecionada como diretriz para concordância ou discordância na argumentação. Além dessas ideias, também seria interessante que cada um apresentasse argumentação própria, demonstrando ser capaz de desenvolver reflexões por escrito. Sobre o tema específico, poderia afirmar que as crianças são muito vulneráveis à publicidade de produtos infantis, os quais surgem dia após dia, com base na programação veiculada pela mídia televisiva, hoje ampliada pela internet. Por outro lado, seria bom frisar sobre a importância de controle na divulgação de bens de consumo, como tablets, smartphones e demais produtos eletrônicos, entre outros, que se banalizam à medida que seu acesso é facilitado, seja pelo comércio, seja pela leniência dos pais. Nesse sentido, os pais devem exercer seu papel fundamental de educar seus filhos sem ceder diante dos apelos comerciais. Além disso, seria interessante lembrar que, no Brasil, existem leis reguladoras do uso de imagem sedutoras, como animais ou mesmo crianças , para veicular anúncios publicitários de produtos infantis. O candidato também poderia desenvolver a ideia de que o comércio se beneficia da voracidade dos pequenos consumidores, principalmente em datas como no dia das crianças ou nas festividades natalinas. Para concluir, seria sólido reafirmar as ideias desenvolvidas, sintetizando-as e reforçando, caso considerasse a educação dos pais para enfrentar o consumo desenfreado de seus filhos, a importãncia desse papel paterno e materno. Como se pode observar nos alinhavos destas considerações, o tema não foi tão difícil de ser abordado, bastando ao candidato um pouco de reflexão sobre a proposta. Espero que os candidatos tenham sucesso no resultado. Até a próxima.

Os temas de redação do ENEM, incluindo o de 2014

TEMAS QUE JÁ CAÍRAM
1998:  Viver e aprender
1999:  Cidadania e participação social
2000:  Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
2001:  Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2002:  O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2003:  A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2004:  Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2005:  O trabalho infantil na sociedade brasileira
2006:  O poder de transformação da leitura
2007:  O desafio de se conviver com as diferenças
2008  Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2009:  O indivíduo frente à ética nacional
2010:  O trabalho na construção da dignidade humana
2011:  Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2012:  Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2014: Publicidade infantil em questão no Brasil