Quem sou eu

Minha foto
"Ao fundo sou eu, mas será verdade / que sou? O fundo é que me inventa? / Terei mesmo essa identidade / feita de tinta apenas?" Palavras que respiram por Miguel Marvilla

terça-feira, 26 de novembro de 2013

"Penso, Logo Sou Ateu": falso ou verdadeiro? Ou, no melhor do inglês: fake or true?

Deparei agora, no feed de notícias do Facebook, com um perfil intitulado "Penso, Logo Sou Ateu" que veicula uma foto de mulher em desespero com a seguinte legenda: "Fui debater com um ateu / Ele usou fatos, dados científicos, história, arqueologia, lógica, razão e até a própria bíblia contra mim... Isso não é justo!!!" Para não ser deselegante e iniciar uma discussão infundada (ou fundada em certezas, como quiserem) com quem postou, respondo aqui, no meu espaço, à intolerância de certo ateísmo. Antes de iniciar minha contestação à publicação, coloco-me como "livre pensadora", pois religação (ou religião) com o sagrado é um princípio independente de dogmas, sectarismos, denominações, nomeações etc.
Vamos ao título: trata-se de uma falácia, em que a premissa maior seria "quem pensa é ateu". Premissa menor: "Ora, eu penso"; "logo, sou ateu". O pensamento é válido, mas falso. Por isso, é um sofisma bem ao gosto dos socráticos. E a "certeza" da premissa maior se desgasta por ser excludente. Aí reside a falsidade... Quanto à imagem da mulher, se adotarmos uma análise semiótica, conseguiremos chegar ao nível profundo do discurso carregado de  uma ideologia que se pretende dominante e dona da verdade: a mulher desesperada por não pensar. Por que mulher? Por ser submissa e manipulável, superficial e desbotada, um ser anencéfalo e desprovido de argumentos. Por isso a frase final: "Isso não é justo!!!". Essa montagem tendenciosa e de cunho ideológico-patriarcal se rende ela mesma à bobagem que enuncia. E acrescento, sem querer ser dona da verdade: o ateu que escreveu isso não pensa. E devolvendo assim o sofisma: Não penso; logo, sou ateu. Valha-me, Jorge!

domingo, 24 de novembro de 2013

Finalmente, a apostila de resumos e análises das obras literárias UFES 2014...

Gente, custou... Mas saiu... Muitas vezes temos que adiar nosso planejamento, por conta de outras urgências, como ficar com a neta - ver um filho crescer é lindo, ver uma neta crescer é sublime! - ou recomeçar com aulas de literatura na Universidade. No entanto, já estou fazendo as cópias para os primeiros interessados. Ainda é tempo de estudar, ainda é tempo de revisar... Um grande abraço!